Categories: Uncategorized

Matter mostra seus primeiros produtos


Um evento realizado na última quarta-feira em Amsterdã marcou o lançamento oficial do padrão Matter de conexões sem fio. Com a presença de representantes de várias empresas que participaram do desenvolvimento desse protocolo, agora podemos dizer que o Matter – antecipado aqui em maio de 2021 – é uma realidade; já surgem notícias de produtos que chegam ao mercado internacional antes do fim de ano.

O evento foi organizado pela CSA (Connectivity Standards Alliance), entidade criada para administrar a implantação do Matter. Tobin Richardson, presidente da CSA, anunciou que 190 produtos já foram certificados e, portanto, liberados para venda, entre lâmpadas, smartphones, painéis de parede e acessórios de automação. Disse ainda que o catálogo de especificações do Matter já foi baixado mais de 4.000 vezes no site da entidade, assim como cerca de 2.5000 SDKs (kits de desenvolvimento de software).

 

 

 

Segundo Richardson, a prioridade agora é certificar produtos de custo mais baixo para que os usuários comecem a viver a experiência da integração fácil e estável entre os dispositivos. Será também uma fase de avaliação: conforme aumentar a quantidade de produtos interligados, podem surgir novos desafios que a teoria nem sempre é capaz de prever.

A partir de meados de 2023, já deverão estar à venda câmeras de segurança, eletrodomésticos e dispositivos para controle de energia, categorias que a CSA considera cruciais para o sucesso do Matter. Como se sabe, uma dúvida levantada por muitos especialistas refere-se à segurança das redes sem fio. A CSA já criou um grupo de trabalho (PSWG = Product Security Working Group) para acompanhar mais de perto os possíveis gargalos dessa evolução.

Em tempo: todos os produtos portando o logo Matter serão interoperáveis, ou seja, poderão se comunicar e funcionar integrados, independente de marca, categoria ou procedência.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Trump, tarifas e tecnologias (1)

    São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…

9 horas ago

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

2 dias ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

3 dias ago

Home Theater agora é 100% digital

Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…

3 dias ago

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

2 semanas ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

2 semanas ago