Orlandobarrozo.blog.br

Tecnologia para tudo (e para todos)

IoT: enfim, uma conexão universal?

13 de maio de 2021

 

 

 

Do excelente blog IoT no Brasil, atualizado por George Wooton, um dos maiores especialistas da área no Brasil, trago informações atualizadas sobre um padrão universal de conexão para dispositivos de Internet das Coisas. Chama-se matter.

Neste artigo de 2020, analisávamos a perspectiva de um padrão desse tipo com informações levantadas durante a CES. Era o projeto CHIP – Connected Home over IP, bancado pela Zigbee Alliance, uma das pioneiras em conexões de automação sem fio, e que tinha a adesão das principais empresas de tecnologia. Depois de inúmeras idas e vindas compreensíveis (afinal, a proposta era conectar tudo de forma simples, segura e barata, só isso…), agora parece que se chegou a um acordo.

Matter na verdade é o novo nome do padrão CHIP, e a própria Zigbee Alliance mudou para CSA (Connectivity Standards Association). E agora com muito mais adesões: Google, Apple, Amazon, Samsung, Legrand, Schneider… e contando – já são mais de 170 marcas.

Pelas regras anunciadas na semana passada, o padrão Matter (vejam na foto o logotipo a ser aplicado nos novos produtos) é aberto e sem cobrança de royalties, para permitir que qualquer empresa lance dispositivos compatíveis de forma a facilitar a comunicação entre eles. Isso inclui todos os produtos que usamos hoje e os que virão pela frente, inclusive os assistentes de voz, a começar do Alexa (Amazon), Siri (Apple), Bixby (Samsung) e Google.

Todo item com o logo Matter poderá entrar em redes Wi-Fi, Zigbee, Bluetooth, Thread etc., sem necessidade de adaptadores. Os primeiros produtos compatíveis devem chegar ao mercado internacional no final deste ano. Não se sabe ainda como as empresas envolvidas irão lidar com a questão crucial da segurança nas redes IoT, mas sem dúvida essa padronização é bem-vinda. Vai eliminar uma série de problemas nas redes atuais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *