Categories: Uncategorized

Vivo quer ser mais que uma operadora

Estive hoje na Casa Vivo, um conceito de loja provavelmente único no Brasil. A empresa o define como um “espaço de experiência”, onde o consumidor pode ver e manusear dezenas de produtos que justificam o termo “smart”. São soundbars, cortinas elétricas, ar-condicionado, assistente de voz, lâmpadas, interruptores, tomadas Wi-Fi, câmeras de segurança, drones, óculos de Realidade Virtual, diversos eletrodomésticos e acessórios para casa.

Mas, o que faz tudo isso numa loja de telecom? A Casa (foto), com 440m2, inaugurada há duas semanas, é parte de um ambicioso projeto da Vivo para deixar de ser vista apenas como “operadora” e oferecer uma série de produtos e serviços adicionais. Para quem já é assinante da operadora, há inúmeras possibilidades; para quem não é, a tentação de mudar com certeza será grande.

Monitores conduzem o visitante por todos os ambientes, convidando-o a experimentar, por exemplo, um “massageador de cabeça”: parecido com um óculos VR, o aparelho cobre a testa e os olhos e produz vibrações de calor que provocam relaxamento (tem embutido um minúsculo alto-falante, para reproduzir via Bluetooth a música que o usuário escolher em seu smartphone).

Municiada por uma rede 5G de última geração, a Casa permite todo tipo de interação com os aparelhos, quase todos fornecidos por parceiros como Samsung, Huawei, Sonos, Amazon e Positivo (outras marcas serão adicionadas de tempos em tempos). Após as demonstrações, o visitante pode, se quiser, comprar ali mesmo os produtos; ou solicitar a visita de um consultor da Vivo para orientar como começar um projeto de automação em sua casa.

Por enquanto, a Casa Vivo funciona somente na capital paulista, mas o projeto prevê expansão para outras regiões do país. Pode ser uma ótima porta de entrada para quem ainda tem dúvidas se automação vale a pena.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Excelente iniciativa da VIVO. A Empresa vai se diferenciando das concorrentes pela visão de longo prazo, cuidado e respeito com o cliente e inovação.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

1 semana ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

1 semana ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago

Está chegando a nova geração do HDMI

    A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (que pode…

3 semanas ago

TCL e Hisense questionadas na Justiça dos EUA

Não deve ter sido coincidência, mas fato é que dois consumidores americanos - um da…

3 semanas ago

TV 3.0 também no satélite

      Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…

4 semanas ago