Estive hoje na Casa Vivo, um conceito de loja provavelmente único no Brasil. A empresa o define como um “espaço de experiência”, onde o consumidor pode ver e manusear dezenas de produtos que justificam o termo “smart”. São soundbars, cortinas elétricas, ar-condicionado, assistente de voz, lâmpadas, interruptores, tomadas Wi-Fi, câmeras de segurança, drones, óculos de Realidade Virtual, diversos eletrodomésticos e acessórios para casa.
Mas, o que faz tudo isso numa loja de telecom? A Casa (foto), com 440m2, inaugurada há duas semanas, é parte de um ambicioso projeto da Vivo para deixar de ser vista apenas como “operadora” e oferecer uma série de produtos e serviços adicionais. Para quem já é assinante da operadora, há inúmeras possibilidades; para quem não é, a tentação de mudar com certeza será grande.
Monitores conduzem o visitante por todos os ambientes, convidando-o a experimentar, por exemplo, um “massageador de cabeça”: parecido com um óculos VR, o aparelho cobre a testa e os olhos e produz vibrações de calor que provocam relaxamento (tem embutido um minúsculo alto-falante, para reproduzir via Bluetooth a música que o usuário escolher em seu smartphone).
Municiada por uma rede 5G de última geração, a Casa permite todo tipo de interação com os aparelhos, quase todos fornecidos por parceiros como Samsung, Huawei, Sonos, Amazon e Positivo (outras marcas serão adicionadas de tempos em tempos). Após as demonstrações, o visitante pode, se quiser, comprar ali mesmo os produtos; ou solicitar a visita de um consultor da Vivo para orientar como começar um projeto de automação em sua casa.
Por enquanto, a Casa Vivo funciona somente na capital paulista, mas o projeto prevê expansão para outras regiões do país. Pode ser uma ótima porta de entrada para quem ainda tem dúvidas se automação vale a pena.
Excelente iniciativa da VIVO. A Empresa vai se diferenciando das concorrentes pela visão de longo prazo, cuidado e respeito com o cliente e inovação.