Em certo sentido, é um número assustador – até pela velocidade com que vem crescendo, após um início, ali por volta de 2014, em que só havia três ou quatro plataformas disponíveis. Especialistas em marketing podem até chamar isso de “efeito manada”, já que a qualidade da maioria dos serviços é precária, sendo pouquíssimo provável que sobrevivam por muito tempo.
Importante é que, segundo a pesquisa, essas 137 plataformas oferecem um total superior a 139 mil filmes e 32 mil séries; este segundo número é duvidoso, porque algumas empresas somam a quantidade de episódios, o que ajuda a inflar os dados. Ainda assim, é uma quantidade assombrosa de conteúdos, confirmando a teoria de que grande parte da produção mundial acaba nem sendo vista. Alguém que assista, digamos, a dois filmes por dia, 365 dias por ano, levaria quase 200 anos para consumir toda essa oferta!
São mais de 160 filmes ou séries produzidos no Brasil
De qualquer forma, a quantidade e a variedade do que cada plataforma oferece é o que mantém tanta gente fiel a suas assinaturas. Produções americanas, claro, respondem pela maior parte – quase 20 mil títulos, entre filmes e séries, o que ainda é pouco se considerarmos que o American Film Institute registra mais de 100 mil produções já feitas no país. E, como sabemos, grande parte dos clássicos lançados entre as décadas de 1930 e 1960, a chamada “era de ouro do cinema”, não está disponível em nenhuma plataforma.
Mas a oferta para os brasileiros contempla ainda produções inglesas (3.571 títulos), francesas (2.911) e, claro, brasileiras (2.556), além de 4.877 vindas da Índia, que, como se sabe, é o país que mais produz cinema (em quantidade) no mundo. Não sei se haveria condições para termos mais produções nacionais nas plataformas, mas é um bom sinal o fato de que há atualmente 161 filmes e/ou séries disponíveis que foram totalmente produzidos no Brasil – Netflix, Globoplay e Prime Video, pela ordem, são os que têm investido mais nesse filão.
A maior variedade de plataformas significa também que o mercado de streaming vai aos poucos se segmentando. Há canais dedicados (24 horas por dia) a conteúdos infantis, curtas metragens, lutas, culinária, ciência, pets, turismo e um enorme etc. E muitos deles são gratuitos, sustentados (ou tentando se sustentar) na publicidade.
O sistema de streaming gratuito – conhecido como FAST ou ASVoD – é o que mais cresce. E sobre ele falaremos num dos próximos posts.
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