Categories: Uncategorized

Telas transparentes: glamour na CES

Falamos aqui na 5a feira sobre a disputa entre TVs OLED e MiniLED, mas o produto que mereceu mais espaço na mídia internacional nos últimos dias foi o display transparente: OLED da LG e MicroLED na Samsung. Não foi a primeira vez que essa tecnologia foi exibida na CES, mas agora há boas chances de chegar ao mercado – no Brasil, não em 2024.

Colocado logo na entrada do pavilhão principal da CES, era impossível aos visitantes passar por ali e deixar de observar o gigantesco painel móvel (uns 5m de altura) montado com várias telas OLED transparentes de 65″. A ideia, claro, era ressaltar a superioridade da tecnologia de leds orgânicos para aplicações variadas; evidentemente, esse tipo de painel gigante não se destina a residências, mas a shoppings, aeroportos e demais espaços públicos.

 

Fotos e vídeos da estrutura que sustenta o painel ganharam o mundo já no primeiro dia da CES. Numa sala privada, a LG mostrou a jornalistas uma versão 77″ da OLED T (foto), nome comercial do produto, para reações boquiabertas de muitos. Vem numa estrutura complexa que chega a parecer um aquário, mas permitindo entender que há uma película atrás da tela principal que sobe e desce para deixar esta mais clara ou mais escura; quando clara, pode-se ver o que está atrás da tela; quando escura, tem-se uma imagem similar à de uma TV convencional.

É o primeiro modelo sem fio da série OLED Transparent, com um módulo de conexões à parte que se comunica com a tela por Wi-Fi.

 

 

 

 

Já este display transparente MicroLED da Samsung foi exibido a certa distância, dentro de uma estrutura fechada à qual ninguém teve acesso. As imagens pareceram mais bem definidas, mas não foram divulgados detalhes técnicos. Apenas que, quando for lançado (não há previsã0), será voltado ao segmento B2B, não residencial. Só como curiosidade: a TV MicroLED lançada no Brasil em 2023 tem preço sugerido de R$ 1 milhão! A versão transparente? Nem dá para imaginar.

 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Trump, tarifas e tecnologias (1)

    São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…

4 horas ago

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

2 dias ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

3 dias ago

Home Theater agora é 100% digital

Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…

3 dias ago

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

2 semanas ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

2 semanas ago