Falamos aqui na 5a feira sobre a disputa entre TVs OLED e MiniLED, mas o produto que mereceu mais espaço na mídia internacional nos últimos dias foi o display transparente: OLED da LG e MicroLED na Samsung. Não foi a primeira vez que essa tecnologia foi exibida na CES, mas agora há boas chances de chegar ao mercado – no Brasil, não em 2024.

Colocado logo na entrada do pavilhão principal da CES, era impossível aos visitantes passar por ali e deixar de observar o gigantesco painel móvel (uns 5m de altura) montado com várias telas OLED transparentes de 65″. A ideia, claro, era ressaltar a superioridade da tecnologia de leds orgânicos para aplicações variadas; evidentemente, esse tipo de painel gigante não se destina a residências, mas a shoppings, aeroportos e demais espaços públicos.

 

Fotos e vídeos da estrutura que sustenta o painel ganharam o mundo já no primeiro dia da CES. Numa sala privada, a LG mostrou a jornalistas uma versão 77″ da OLED T (foto), nome comercial do produto, para reações boquiabertas de muitos. Vem numa estrutura complexa que chega a parecer um aquário, mas permitindo entender que há uma película atrás da tela principal que sobe e desce para deixar esta mais clara ou mais escura; quando clara, pode-se ver o que está atrás da tela; quando escura, tem-se uma imagem similar à de uma TV convencional.

É o primeiro modelo sem fio da série OLED Transparent, com um módulo de conexões à parte que se comunica com a tela por Wi-Fi.

 

 

 

 

Já este display transparente MicroLED da Samsung foi exibido a certa distância, dentro de uma estrutura fechada à qual ninguém teve acesso. As imagens pareceram mais bem definidas, mas não foram divulgados detalhes técnicos. Apenas que, quando for lançado (não há previsã0), será voltado ao segmento B2B, não residencial. Só como curiosidade: a TV MicroLED lançada no Brasil em 2023 tem preço sugerido de R$ 1 milhão! A versão transparente? Nem dá para imaginar.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *