Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade dos aparelhos eletrônicos. Difícil saber, por exemplo, quanto tempo vai durar a TV que você acabou de comprar. Tenho até hoje uma Sony de tubo adquirida em 1998 – e funcionando, embora sem utilidade prática. Idem um receiver Technics Dolby Pro Logic que ganhei na mesma época. Mas, claro, essa não é a regra. Há no ar a suspeita de que a obsolescência dos eletrônicos vem sendo acelerada propositalmente pela indústria, o que é dificílimo de comprovar.

Para quem se interessa pelo tema, um trabalho inédito do site canadense Rtings.com, especialista em avaliação de equipamentos eletrônicos, vale a pena ser conferido. Em março do ano passado, eles começaram a coletar dados sobre o desempenho de TVs 4K das principais marcas. Já foram analisados mais de 100 TVs e monitores que, segundo o site, foram adquiridos logo após o lançamento comercial e permanecem em avaliação nos laboratórios da empresa.

O objetivo é aferir, ao longo do tempo, a velocidade do desgaste das telas e sua vida útil após anos de uso contínuo. A cada dois meses, são realizados testes para checar se houve alterações em quesitos como brilho, contraste, uniformidade e preservação das cores. Em TVs OLED, por exemplo, é dada maior atenção à questão do burn-in, que provoca retenção dos pixels em cenas estáticas – a conclusão até agora é que o problema é mais acentuado nas TVs lançadas antes de 2022, embora em alguns casos a retenção seja apenas temporária.

O melhor é que o site – que não aceita publicidade e diz sobreviver apenas da venda de assinaturas – publica todos os testes, inclusive com fotos que permitem ver o nível de deterioração das telas a cada bimestre. Para ver os resultados, este é o link.

1 thought on “A vida útil das TVs

  1. Boa noite Senhor Orlando .

    Eu acredito que hoje em dia essas Empresas não tem interesse na fabricação de Televisores e outros aparelhos com longa durabilidade pois o objetivo destas Empresas é ” quanto mais vendo mais faturo ” sendo assim dão ai digamos uma garantia de 2 anos e depois já era !! Na atualidade da tecnologia os eletrônicos tem vida útil justamente até o vencimento ou um pouco amais do vencimento e logo apresentam defeito . Cito um exemplo : as lâmpadas LEDs em que usamos em nossas residências que tem garantia de 1 ano ,observa que logo após passar o vencimento elas queimam !!
    Eu tenho ainda um TV SONY CRT Trinitron e funciona perfeitamente . Apresentou um problema que tem solução e eu resolvi não usar mais . Tenho aparelho de Som 3 x 1 que funciona perfeitamente com disco vinil , Fita cassete , radio AM e FM . Tenho 3 rádios dos anos 80 das marcas moto rádio e outro Phillips e sonoros e os três funcionam perfeitamente apenas a questão das ondas Medias que já sairam foram do ar pois foram migrados para FM e esses antigos rádios não tem a opção de FM ,na época . E ai veja so Senhor Orlando ,até hoje funcionam perfeitamente !!
    Na minha opinião os fabricantes não tem mais interesse em que seus aparelhos tenham durabilidade prolongada a final se apresentar problema o cidadão é forçado a comprar um outro e assim financeiramente essas Empresas faturam bilhões a mais …

    Ai fica a questão meu amigo Orlando Barrozo . Televisores com tecnologia de ponta como as OLEDs e agora também surgindo a QD Mini Led X955 da TCL 2024 e outros lançamentos , a Empresa Hisense que também anunciou entrar no mercado neste ano com seus televisores e outros e o preço super salgado e vem na cabeça do cliente : ” será mesmo que vale a pena comprar esses televisores ? Qual a garantia que não dará defeito ? Investimento tão alto e ai ? ” . Essa é a grande dúvida pra quem é apaixonado por tecnologia e especificamente enormes televisores e justamente os mais caros .

    Um forte abraço .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *