Categories: Notícias

Anatel em crise

Volto à questão das telecomunicações para comentar o relatório do ouvidor da Anatel, Aristóteles dos Santos, divulgado esta semana, que coloca a agência numa verdadeira sinuca. Segundo ele, a Anatel defende mais as operadoras do que o consumidor e não cumpre as funções para as quais foi criada.

Não sou propriamente especialista no assunto, mas acompanho com interesse essa questão desde quando teve início a discussão sobre a TV Digital. Acho estranho o sr. Aristóteles começar seu relatório condenando a “desestatização” do setor, como se antes vivêssemos no melhor dos mundos. Dá a entender que, se o setor não fosse privatizado, teríamos um serviço de melhor qualidade, preços mais baixos etc.

Bem, apenas um comentário: assim como foi alijada da discussão sobre a TV Digital, a Anatel vem sofrendo pressões políticas de vários setores do governo e já teve seu quadro de direção alterado várias vezes por causa disso. O chamado pacote de telefonia para a baixa renda, apontado pelo ouvidor como fracassado por culpa da Anatel, na verdade não passa de demagogia. Não é para isso que existe uma agência reguladora, em nenhum país do mundo, e o governo faria melhor se deixasse as agências trabalharem, com técnicos competentes e respeitados.

Mas isso, pelo visto, é querer demais.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • è por essa e por outras razões que as estatais não funcionam,onde deve ter um técnico competente tem um político indicado por algum partido.Ainda falam do FHC por ter privatizado várias empresas estatais

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

2 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago