Volto à questão das telecomunicações para comentar o relatório do ouvidor da Anatel, Aristóteles dos Santos, divulgado esta semana, que coloca a agência numa verdadeira sinuca. Segundo ele, a Anatel defende mais as operadoras do que o consumidor e não cumpre as funções para as quais foi criada.

Não sou propriamente especialista no assunto, mas acompanho com interesse essa questão desde quando teve início a discussão sobre a TV Digital. Acho estranho o sr. Aristóteles começar seu relatório condenando a “desestatização” do setor, como se antes vivêssemos no melhor dos mundos. Dá a entender que, se o setor não fosse privatizado, teríamos um serviço de melhor qualidade, preços mais baixos etc.

Bem, apenas um comentário: assim como foi alijada da discussão sobre a TV Digital, a Anatel vem sofrendo pressões políticas de vários setores do governo e já teve seu quadro de direção alterado várias vezes por causa disso. O chamado pacote de telefonia para a baixa renda, apontado pelo ouvidor como fracassado por culpa da Anatel, na verdade não passa de demagogia. Não é para isso que existe uma agência reguladora, em nenhum país do mundo, e o governo faria melhor se deixasse as agências trabalharem, com técnicos competentes e respeitados.

Mas isso, pelo visto, é querer demais.

2 thoughts on “Anatel em crise

  1. è por essa e por outras razões que as estatais não funcionam,onde deve ter um técnico competente tem um político indicado por algum partido.Ainda falam do FHC por ter privatizado várias empresas estatais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *