Categories: Notícias

Quando chegará o Ginga?

Pelo menos duas fontes do setor de televisão já me disseram que a tão aguardada interatividade digital não chega este ano na TV aberta. O Ginga, middleware escolhido pelo governo brasileiro para equipar os novos conversores (set-top-box), parece uma caixa preta – que nenhum fabricante pode (ou quer) destrinchar.
 
Primeira constatação: a maioria das emissoras não está preparada ainda para gerar sinal digital de boa qualidade. Não investiram em equipamentos de ponta, muito menos em técnicos capazes de operar esses equipamentos, o que exige muito treinamento, em alguns casos até mesmo levando esses profissionais para cursos no Exterior. A linha de crédito anunciada pelo BNDES para financiar a importação desses aparelhos continua apenas na promessa. O que não é de causar surpresa: os economistas que dirigem o banco sabem que esse tipo de empréstimo é de altíssimo risco. Se o dinheiro for mesmo liberado (no que não acredito), há o perigo de uma inadimplência colossal, já que a maioria das emissoras – Globo e Record talvez sejam as exceções – não consegue fechar suas contas.
 
Segundo ponto: a geração de sinal de TV via internet e via celular deve se popularizar muito mais rápido do que a transmissão convencional. As vendas de computadores não param de bater recordes, assim como as de celulares e as conexões de banda larga. Ou seja, vai ser muito mais fácil (e barato) utilizar a interatividade dessas mídias, e ninguém (ou muito pouca gente) vai querer esperar pelo tal Ginga, ou por qualquer outra ferramenta interativa para televisão aberta.
 
Terceiro: em qualquer lugar do mundo, interatividade custa caro. Alguém precisa pagar por ela. O único caminho, me parece, está na TV por assinatura. Fora disso, quem se habilitará a bancar essa brincadeira?

AddThis Website Tools
Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Streaming: plataformas se unem contra tributação

Lembram-se de quando comentávamos sobre cotas na TV paga? Parece que faz tanto tempo... (cliquem…

10 horas ago

Tarifas já afetam custos da automação nos EUA

      Duas semanas após o anúncio das novas tarifas pelo governo americano, a…

1 dia ago

TVs: as promessas para 2025

Já comentamos, rapidamente, algumas tendências para 2025 no segmento de TVs, mostradas na CES, em…

1 semana ago

Trump, tarifas e tecnologias (3)

No sábado 12, logo após publicar o segundo post sobre a questão das tarifas (para…

1 semana ago

Trump, tarifas e tecnologias (2)

    Como prometido no post de ontem, vamos começar a dissecar a questão das…

2 semanas ago

Trump, tarifas e tecnologias (1)

    São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…

2 semanas ago