Categories: Notícias

Pioneer saindo do plasma?

É difícil acreditar, mas parece que a Pioneer – até agora o único grande fabricante, ao lado da Panasonic, que vinha defendendo ardorosamente o plasma – está revendo seus conceitos. A agência de notícias Reuters informa, citando fontes ligadas à empresa no Japão, que a partir de março de 2009 a Pioneer irá interromper a fabricação de displays de plasma de 42″ (o tamanho mais vendido em todo o mundo).

Estranho? Bem, tem lá sua lógica. Segundo a mesma fonte, a Pioneer irá terceirizar a produção desse tipo de painel através de parcerias com a Hitachi e com a própria Panasonic. Seria uma maneira de enfrentar os crescentes custos de produção do plasma, especialmente nas telas de tamanho menor (exatamente 42″). Essa fábrica passará então a produzir somente painéis de 50″ ou mais, como este lindo modelo de tela super-fina que fotografamos na última CES; ou então será simplesmente vendida ou desativada.

É uma decisão importante porque simboliza, na prática, a confissão de mais um grande fabricante de que o plasma vai se tornando um produto cada vez mais complicado de fabricar e de vender. Sony e Philips já tinham chegado a essa conclusão há cerca de três anos, e hoje dedicam todas as suas forças a aperfeiçoar o LCD e seus derivados. As coreanas Samsung e LG mantêm poucos plasmas em linha.

Além disso, o LCD está “crescendo”, digo, é cada vez mais comum ver nas lojas, inclusive aqui no Brasil, LCDs com telas grandes – atualmente, o maior é um 70″ da Sony. E os preços são equivalente aos dos plasmas de tamanho semelhante. Ou seja, mais uma disputa de mercado parece que está se resolvendo.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Olá Orlando,
    acho lógico o raciocínio de abandonar 42". Virou commoditie. Mas plasma é muito superior a LCD...me perdoem os fans do LCD...tenho uma PDP-5070 e não troco por nada...adicionei ainda para teste um DVDO VP-50PRO...ainda não tive o prazer de ver a nova linha Kuro...imagino que seja uma COISA...
    E mais: rola nuns foruns que aquilo que a Pioneer apresentou era OLED e não plasma, confere?! é o que estão falando....
    Abraços, pra ti!!

  • JÁ vi diversas tvs LCD full hd ligadas , mas imagem igual da plasma 58' full hd da panasonic,até hoje não vi!!! Uma pena a pioneer abandonar o plasma, pois dizem que a KURO tem uma imagem de encher os olhos .
    Fico triste as grandes marcas saindo fora do plasma, então espero que as TVs LCD começem a apresentar imagens menos artificiais, pois nas plasmas as imagens são mais relistas e o preto incomparavel .

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

3 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

4 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago