É difícil acreditar, mas parece que a Pioneer – até agora o único grande fabricante, ao lado da Panasonic, que vinha defendendo ardorosamente o plasma – está revendo seus conceitos. A agência de notícias Reuters informa, citando fontes ligadas à empresa no Japão, que a partir de março de 2009 a Pioneer irá interromper a fabricação de displays de plasma de 42″ (o tamanho mais vendido em todo o mundo).

pioneer-plasma-fino2.jpgEstranho? Bem, tem lá sua lógica. Segundo a mesma fonte, a Pioneer irá terceirizar a produção desse tipo de painel através de parcerias com a Hitachi e com a própria Panasonic. Seria uma maneira de enfrentar os crescentes custos de produção do plasma, especialmente nas telas de tamanho menor (exatamente 42″). Essa fábrica passará então a produzir somente painéis de 50″ ou mais, como este lindo modelo de tela super-fina que fotografamos na última CES; ou então será simplesmente vendida ou desativada.

É uma decisão importante porque simboliza, na prática, a confissão de mais um grande fabricante de que o plasma vai se tornando um produto cada vez mais complicado de fabricar e de vender. Sony e Philips já tinham chegado a essa conclusão há cerca de três anos, e hoje dedicam todas as suas forças a aperfeiçoar o LCD e seus derivados. As coreanas Samsung e LG mantêm poucos plasmas em linha.

Além disso, o LCD está “crescendo”, digo, é cada vez mais comum ver nas lojas, inclusive aqui no Brasil, LCDs com telas grandes – atualmente, o maior é um 70″ da Sony. E os preços são equivalente aos dos plasmas de tamanho semelhante. Ou seja, mais uma disputa de mercado parece que está se resolvendo.

2 thoughts on “Pioneer saindo do plasma?

  1. Olá Orlando,
    acho lógico o raciocínio de abandonar 42″. Virou commoditie. Mas plasma é muito superior a LCD…me perdoem os fans do LCD…tenho uma PDP-5070 e não troco por nada…adicionei ainda para teste um DVDO VP-50PRO…ainda não tive o prazer de ver a nova linha Kuro…imagino que seja uma COISA…
    E mais: rola nuns foruns que aquilo que a Pioneer apresentou era OLED e não plasma, confere?! é o que estão falando….
    Abraços, pra ti!!

  2. JÁ vi diversas tvs LCD full hd ligadas , mas imagem igual da plasma 58′ full hd da panasonic,até hoje não vi!!! Uma pena a pioneer abandonar o plasma, pois dizem que a KURO tem uma imagem de encher os olhos .
    Fico triste as grandes marcas saindo fora do plasma, então espero que as TVs LCD começem a apresentar imagens menos artificiais, pois nas plasmas as imagens são mais relistas e o preto incomparavel .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *