Categories: Notícias

HDTV para quê?

Impiedoso o artigo de Sergio Augusto no Estadão deste sábado. Impiedoso porque disseca alguns dos (muitos) males da televisão brasileira, que ganham realce agora, com a entrada em cena da alta definição.

O raciocínio de Sergio é incontestável: de que serve alta definição para ver o nível de programas que as emissoras exibem na maior parte dos horários? Ele cita, entre outros, Gugu, Hebe, Raul Gil, Otavio Mesquita e os vários horários comprados pelos evangélicos. Eu acrescentaria: todos os programas de auditório, mais Big Brother e alguns debates esportivos. De fato, se é para ver isso, quem precisa de HDTV?

O buraco, no entanto, está bem mais embaixo. Infelizmente, a televisão reflete o nível de cultura de um povo, não o contrário. Como sentenciou o sábio McLuhan há mais de 40 anos, “o meio é a mensagem”. O hábito de ver TV está tão disseminado (e não apenas no Brasil) que o conteúdo nem vem ao caso. É triste, pois – como bem lembra Sergio Augusto – até o nível de nossa dramaturgia, que já foi referência para o mundo, está caindo.

O que fazer? Na minha opinião, valorizar os poucos momentos de brilho da nossa televisão, assim como do nosso cinema, teatro etc. Assim, podemos manter o nível (inclusive do debate) um pouco mais alto.

De qualquer modo, recomendo a leitura do artigo (está aqui), por ser mais um banho de cultura geral, como costuma acontecer com os textos de Sergio Augusto. Há várias tiradas engraçadíssimas e pelo menos uma lembrança deliciosa: o filme East of Sumatra, de 1954, foi lançado no Brasil com o impagável título de “Ao Sul de Sumatra”. Em HDTV, erros como esse ficam ainda mais risíveis.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Não concordo c/ esse tipo de colocação.Neste raciocínio ainda estaríamos c/ a tv preto e branco

  • É , talvez seja interessante melhorar a qualidade da imagem, só assim será possível mostrar ver as porcarias que nos enfiam goela abaixo.
    É muma maneira de alienar o público, que não se informa de nada.
    Adelino

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

6 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago