Há quem diga que é o primeiro passo para vender a divisão de celulares, que vem registrando seguidos prejuízos (leia aqui). Pode ser. O fato é que a Motorola há tempos se consolidou como uma das empresas mais criativas do mundo – o que não tem necessariamente a ver com desempenho nas vendas. Seus anúncios são sempre brilhante e o design de seus aparelhos, idem.
Na última CES, tive oportunidade de experimentar alguns dos novos modelos, inclusive o badalado Z10, o primeiro celular que permite editar vídeos (veja aqui). A entrevista de mr. Dale confirma que, por trás desse e de outros lançamentos, há de fato cabeças pensando. O conceito que mais chama atenção é a integração do pessoal de marketing ao processo de concepção dos produtos, trabalhando em conjunto com os engenheiros. Algo difícil de implantar, porque em geral ambos (engenheiros e marketeiros) se odeiam.
Os números de vendas da empresa talvez desmintam essa tese. E Dale visualiza um futuro em que as sensações e reações do consumidor terão mais peso do que o design puro e simples. Pode ser que a Motorola nem sobreviva quando esse futuro chegar. Mas não importa. Admiro pessoas e empresas que buscam inovar e se reciclar constantemente. É isso que move o homem para frente, certo?
Como aperitivo, vejam aí um dos vídeos da última campanha da Motorola, que está no YouTube.
Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…
Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…
Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…
Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…
A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…
Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…