Categories: Uncategorized

Motorola dá aula de marketing

Leio no Meio&Mensagem entrevista com o diretor mundial de marketing da Motorola, Jeremy Dale. Curiosamente, esta semana saiu a notícia de que a empresa – terceiro maior fabricante mundial de celulares (já foi o primeiro, mas perdeu espaço para Nokia e Samsung) – decidiu dividir suas operações: parte será dedicada aos dispositivos móveis e parte se concentrará em soluções de banda larga e mobilidade.

Há quem diga que é o primeiro passo para vender a divisão de celulares, que vem registrando seguidos prejuízos (leia aqui). Pode ser. O fato é que a Motorola há tempos se consolidou como uma das empresas mais criativas do mundo – o que não tem necessariamente a ver com desempenho nas vendas. Seus anúncios são sempre brilhante e o design de seus aparelhos, idem.

Na última CES, tive oportunidade de experimentar alguns dos novos modelos, inclusive o badalado Z10, o primeiro celular que permite editar vídeos (veja aqui). A entrevista de mr. Dale confirma que, por trás desse e de outros lançamentos, há de fato cabeças pensando. O conceito que mais chama atenção é a integração do pessoal de marketing ao processo de concepção dos produtos, trabalhando em conjunto com os engenheiros. Algo difícil de implantar, porque em geral ambos (engenheiros e marketeiros) se odeiam.

Os números de vendas da empresa talvez desmintam essa tese. E Dale visualiza um futuro em que as sensações e reações do consumidor terão mais peso do que o design puro e simples. Pode ser que a Motorola nem sobreviva quando esse futuro chegar. Mas não importa. Admiro pessoas e empresas que buscam inovar e se reciclar constantemente. É isso que move o homem para frente, certo?

Como aperitivo, vejam aí um dos vídeos da última campanha da Motorola, que está no YouTube.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

6 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago