Categories: Uncategorized

Cuba chega ao século 20

Desde que foi anunciado o afastamento definitivo de Fidel Castro, em 24 de fevereiro, o governo cubano vem anunciando uma medida atrás da outra no caminho da liberalização. São bons sinais, embora seja preciso esperar ainda mais para saber se a abertura é pra valer.

Primeiro, foi a autorização do uso de celulares – algo que até o mês passado só era permitido na ilha a altos funcionários do governo e a turistas estrangeiros. Com uma ressalva: as contas têm que ser pagas em “peso conversível”, que vale 24 vezes o peso comum, sendo este último o que paga os salários dos trabalhadores cubanos. Ou seja, os pobres lá vão continuar sem celular por um bom tempo.

Depois, o governo autorizou as pessoas a alugarem carros e se hospedarem em hotéis antes restritos a estrangeiros. Agora, nesta 3a. feira, diz a agência de notícias EFE que algumas lojas começaram a vender eletrodomésticos como TVs e DVD players, também artigos proibidos até outro dia. O próprio presidente Raul Castro prometeu que na semana que vem será autorizada a venda de computadores. Na foto, consumidores cubanos diante de uma loja de TVs.

O maior sucesso no comércio de Havana, porém, são os ciclomotores, aquelas bicicletas motorizadas que no Brasil há muito perderam espaço para as motos. A EFE entrevistou um certo Ariel, funcionário de uma empresa estrangeira na capital cubana, que logo após comprar um ciclomotor para sua esposa comentou: “Esta foi a melhor coisa que aconteceu na ilha nos últimos 49 anos”.

Pois é, parece que finalmente Cuba chegou ao século passado.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

7 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago