Categories: Uncategorized

Quem vendeu mais conversores?

Difícil responder a pergunta acima. Em entrevista esta semana, o presidente da Positivo, Helio Rotenberg, diz que sua empresa foi a campeã, mas lamenta o fato de que, na sua opinião, os números de venda do chamado set-top-box foram decepcionantes. “Não foram mais de 20 mil”, disse ele, referindo-se apenas às primeiras semanas após o lançamento, em 2 de dezembro, e admitindo que hoje as vendas são praticamente zero – tanto que a Positivo está interrompendo o fornecimento do produto.

A culpa, segundo Rotenberg, é das emissoras, que não souberam colocar na cabeça do telespectador as vantagens da TV Digital. Admitindo parte dessa culpa, o Fórum da TV Digital anuncia uma nova campanha de divulgação, agora baseada não em anúncios de TV, mas em quiosques espalhados por pontos estratégicos das cidades onde houver transmissão. Ali, o usuário poderia ver de perto o sinal digital e compará-lo com o analógico.

Bem, aos fatos. Primeiro, fabricantes como a Positivo optaram por lançar modelos mais baratos. Em certos casos, a diferença chegava a 50%. Isso, é claro, sempre acontece com sacrifício da qualidade (circulou no mercado a informação de que um desses fabricantes teve que fazer recall devido a defeitos em seu produto). Durante a Super Casas Bahia, em dezembro, quando o assunto fervilhava na mídia, a Positivo foi uma das que mais faturaram – não se sabe se quem comprou ficou satisfeito.

Quanto à responsabilidade das emissoras, sem dúvida houve muita divergência entre elas, até mesmo em relação à data fixada para a estréia da TV Digital (2 de dezembro). Também houve negligência do governo, que se preocupou mais em fazer do assunto uma notícia (melhor seria dizer factóide) do que em ver o real interesse do usuário. Até semanas antes do lançamento, nenhum representante da indústria havia sido consultado pelo Ministério das Comunicações.

É interessante ler, a respeito, a entrevista de Luis Olivalves, coordenador do Fórum, publicada esta semana no IDG Now. Vamos ver se a nova campanha se sai melhor.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

1 semana ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago