Categories: Uncategorized

Devolvendo o dinheiro do HD-DVD

Aumenta o número de lojas dos EUA que estão oferecendo a seus clientes o chamado “rebate”: um crédito para aqueles que adquiriram players HD-DVD, hoje um artigo praticamente inútil. Depois de BestBuy e Wal-Mart, agora é a Amazon – maior loja virtual do mundo – que oferece 50 dólares em bônus para esses decepcionados clientes (apenas aqueles que fizeram a compra antes de 23 de fevereiro, data em que a Toshiba oficializou o fim do formato). Ao mesmo tempo, a loja incentiva a compra de itens que provavelmente esses usuários devem estar querendo, como players Blu-ray e TVs HD.

Semanas atrás, ouvi no mercado a notícia de que a Semp Toshiba planejava devolver o dinheiro das pessoas que compraram HD-DVD players no Brasil. Muitos com certeza aceitariam a oferta correndo. Mas a idéia não avançou, entre outros motivos porque a Toshiba (do Japão) não autoriza: ao se espalhar a notícia, provavelmente teria que estender a oferta a dezenas de outros países onde também há consumidores desapontados com o desfecho da guerra dos formatos, que já comentamos aqui.

O episódio, no entanto, encerra algumas lições. Primeiro, a de que o consumidor não ganha nada ao se apressar em comprar as novidades que a toda hora chegam ao mercado – a não ser aquele duvidoso prazer de poder mostrá-las aos amigos. Se a Toshiba decidisse devolver o dinheiro, faria uma grande jogada de marketing, mas não seria justo. Afinal, quem comprou sabia que havia dois formatos competindo e que eventualmente um deles poderia não sobreviver.

Outra lição é a atitude da Amazon (aliás, não é a primeira vez), que procura reforçar a confiança de seus clientes através de uma promoção quase banal. Claro de 50 dólares não custam nada para a empresa, considerando seus milhões de clientes habituais. É uma atitude criativa e simpática, embora nada tenha de benemerência. Se, por hipótese, 10 milhões de pessoas aceitarem a oferta, a empresa gastará, no total, US$ 500 milhões. Mas venderá pelo menos o triplo disso em novos produtos. E sai com a imagem de que respeita a dor (!) de seus clientes.

Como disse Phil Leigh, analista da empresa de estudos de mercado Inside Digital Media: “A Amazon é uma espécie de mamãe para seus clientes. Trata-os tão bem que eles voltam, mesmo que encontrem preços mais baixos em outras lojas”.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago