Categories: Notícias

Celular: troque já!

Dia 30 de junho foi decretado pela Anatel como o dia da morte do celular analógico no Brasil. Nesse dia, as redes analógicas obrigatoriamente deixam de funcionar, e quem tiver um aparelho desse tipo não conseguirá mais usá-lo. Segundo a agência, ainda existem 13 mil celulares analógicos em uso no País.

Morte anunciada, é claro. Nos EUA, o corte aconteceu em fevereiro último. Para um país que tem mais de 120 milhões de linhas, como é o caso do Brasil, esses 13 mil não significam nada. A mudança é obrigatória, porque as linhas digitais precisam de espectro e as analógicas ocupam muito mais espaço nesse espectro; assim, onde sai uma linha analógica entram dezenas de linhas digitais.

O único ponto a questionar é, mais uma vez, a postura da Anatel e do governo. Alguém viu anúncios na imprensa alertando sobre a mudança? Matérias? Vi algumas, minúsculas, na internet, e esta como se sabe atinge um público que a essa altura já possui celular digital há muito tempo. Ou seja, é bem provável que alguns desavisados acordem no dia 30 de junho (ou 1 de julho) e tentem fazer suas ligações. Não vão conseguir, e nem saberão por que.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Ainda bem que nao vimos anuncio! Seria pior saber que a Anatel pagou 10 x mais por um anuncio, via agencia de amigos do rei, em emissoras que trocam o nao falar mal do governo por anuncios eternos!!!! Deixa assim!!!

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago