cellphone.gifDia 30 de junho foi decretado pela Anatel como o dia da morte do celular analógico no Brasil. Nesse dia, as redes analógicas obrigatoriamente deixam de funcionar, e quem tiver um aparelho desse tipo não conseguirá mais usá-lo. Segundo a agência, ainda existem 13 mil celulares analógicos em uso no País.

Morte anunciada, é claro. Nos EUA, o corte aconteceu em fevereiro último. Para um país que tem mais de 120 milhões de linhas, como é o caso do Brasil, esses 13 mil não significam nada. A mudança é obrigatória, porque as linhas digitais precisam de espectro e as analógicas ocupam muito mais espaço nesse espectro; assim, onde sai uma linha analógica entram dezenas de linhas digitais.

O único ponto a questionar é, mais uma vez, a postura da Anatel e do governo. Alguém viu anúncios na imprensa alertando sobre a mudança? Matérias? Vi algumas, minúsculas, na internet, e esta como se sabe atinge um público que a essa altura já possui celular digital há muito tempo. Ou seja, é bem provável que alguns desavisados acordem no dia 30 de junho (ou 1 de julho) e tentem fazer suas ligações. Não vão conseguir, e nem saberão por que.

1 thought on “Celular: troque já!

  1. Ainda bem que nao vimos anuncio! Seria pior saber que a Anatel pagou 10 x mais por um anuncio, via agencia de amigos do rei, em emissoras que trocam o nao falar mal do governo por anuncios eternos!!!! Deixa assim!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *