Categories: Notícias

O futuro é do LED

Estudo do respeitadíssimo DisplaySearch prevê que a questão ambiental será cada vez mais levada em conta pela indústria eletrônica no design e fabricação de seus produtos – entre eles, é claro, TVs e displays. Os especialistas dizem que o sucesso de idéias como o MacBook Air (foto), da Apple, fará com que os fabricantes busquem novas soluções para consumir menos energia e, com isso, seduzir o consumidor.

O segredo seria o uso de leds (diodos emissores de luz, em inglês) em lugar das lâmpadas convencionais CCFL (de catódio frio fluorescente) que fornecem brilho aos displays. O Air foi um dos primeiros notebooks com essa característica e, além de oferecer mais brilho e contraste, ainda economiza energia e representa menos risco ao meio ambiente porque em sua fabricação não são utilizados materiais nocivos como o mercúrio. Os leds também permitem produzir telas mais finas, como é o caso do Air e dos novos TVs OLED que Sony e Samsung estão lançando em alguns países (estes são um aperfeiçoamento da tecnologia de leds – veja este vídeo). “As lâmpadas são 50% mais finas”, diz Luke Yao, analista do DisplaySearch.

Por enquanto, os leds ainda custam aproximadamente o dobro das CCFL, mas isso está mudando rapidamente. Talvez não tenhamos tão cedo TVs de tela grande com essa tecnologia, mas para notebooks e dispositivos portáteis não há dúvida de que está aí a solução. O pessoal do DisplaySearch acha que até o final deste ano o número de aparelhos com tela de leds deverá quadruplicar, chegando a 16,7 milhões em todo o mundo. E os usuários de notebooks provavelmente serão os maiores beneficiados: a quantidade de computadores portáteis com led, que em 2007 representava apenas 0,1% do total, deve chegar a 38% em 2010, diz o estudo.

Se você quer se informar melhor sobre essa tecnologia, eis alguns links legais:

http://www.led-signs.com/

http://www.futurlec.com/LEDDisp.shtml

http://www.hitechled.com/

http://www.signsoutlet.com/

http://www.cs.nyu.edu

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

1 semana ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago