Categories: Notícias

O lobby vence mais uma vez

Não tem nada a ver com tecnologia, mas é um fato da semana que gostaria de juntar a meu comentário do último dia 24 sobre os lobbies contra e a favor do projeto que institui cotas na TV paga. Leio na imprensa que os representantes da indústria de bebidas pressionaram o Congresso e conseguiram adiar para 2011 (isso mesmo, só daqui a três anos) a entrada em vigor da lei que limita a propaganda de bebidas alcoólicas na televisão e em espaços públicos.

O Movimento ‘Propaganda Sem Bebida’, hoje com cerca de 300 filiados, incluindo aí o Conselho Regional de Medicina de São Paulo e um grupo de médicos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), conseguiu abaixo-assinado com cerca de 600 mil nomes solicitando a aprovação da lei. Mas houve o contra-ataque da Associação Brasileira das Agências de Propaganda (Abap), que está em plena campanha contra. “Não há urgência nessa aprovação, e a questão precisa ser melhor discutida”, diz o mote da campanha, criada pela agência F/Nazca.

Não por mera coincidência, essa é a agência que faz os comerciais da cerveja Skol, cujo fabricante é um dos maiores anunciantes do País. Um único fabricante, a Ambev, gastou no ano passado R$ 237 milhões em anúncios. Publicitários e fabricantes de bebidas acusam de “cinismo” o movimento criado pelos médicos contra a propaganda, alegando que os anúncios são “bem feitos e bem sucedidos”, nas palavras de Dalton Pastore, presidente da Associação Brasileira das Agências de Propaganda.

Ora, não é isso que está em discussão, responde o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, da Unifesp, citando uma pesquisa recente que diz que 52% dos adolescentes brasileiros já bebem cerveja. É justamente o fato de os anúncios serem bem feitos, cheios de jovens deslumbrantes, que estimula mais e mais jovens a começar a beber cedo na vida. Ou não?

Bem, pelo visto, o lobby da bebida ganhou mais uma. Os anúncios podem continuar até 2011 – se é que não vão encontrar outra maneira de empurrar esse assunto com a barriga (cheia de cerveja).

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

1 dia ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

3 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

4 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago