Categories: Notícias

Os urubus da mídia

Hoje de manhã, na TV de uma sala de espera do dentista, vi trecho de uma entrevista concedida à TV Record pela mãe da menina Isabella. Confesso que esse tipo de assunto me irrita profundamente. Nas últimas semanas, praticamente todos os veículos de imprensa importantes dedicaram suas manchetes ao crime, a tal ponto que criei uma espécie de auto-defesa: assim que aparece uma chamada na TV, troco de canal; a mesma coisa no rádio; e, no jornal ou na revista, viro a página quase que instintivamente. Hoje, porém, não consegui.

Como integrante da mídia, sinto-me constrangido e até envergonhado pela forma como temas desse tipo (e este em particular) são tratados pela imprensa em geral. Na entrevista de hoje, por exemplo, tive que ouvir o entrevistador perguntar: “Depois de tudo que aconteceu, como você está se sentindo agora”? E a resposta: “Sinceramente… (longa pausa)… Não sei”.

É a isso que a mídia de hoje chama de “entrevista”. Esmiuçar a vida íntima das pessoas, revelar detalhes macabros, bisbilhotar sobre agendas pessoais, colocar câmeras e gravadores escondidos para obter “furos” jornalísticos – vale tudo nessa verdadeira guerra de urubus em que se meteram os veículos de massa. Em parceria com aproveitadores de todo tipo (outro dia, a mãe da pobre Isabella apareceu num show da Xuxa, não foi?), a mídia espalha rapidamente suas baixarias.

Sei que alguns irão logo sacar suas teorias do tipo “é isso que o povo quer”. Pois foi esse argumento que fez (e faz) a fortuna de figuras como Silvio Santos, Xuxa, Ratinho, Gugu, Datena e quetais. Sei que não vai adiantar nada, mas tenho uma sugestão para um novo movimento civil: vamos desligar nossas TVs toda vez que aparecer o nome “Isabella”? Já seria um bom começo…

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

9 horas ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

2 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago