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Blu-ray: tô nem aí…

Esta parece ser a percepção do consumidor em relação ao novo formato. Pelo menos, é o que diz Eric Taub, um dos mais importantes jornalistas americanos especializados em tecnologia. Em uma de suas últimas colunas no The New York Times, Taub foi fundo na ferida: o consumidor não está nem aí com essa tal de alta definição, ainda mais se tiver de pagar por ela.

Taub se baseia numa pesquisa da empresa ABI Research, que concluiu que a maioria dos usuários leigos não consegue sequer enxergar a diferença entre uma imagem em DVD e uma em Blu-ray. Sério, não? Some-se a isso o custo de um disco Blu-ray e o fato de que muitos DVD players já permitem upconversion de vídeos standard para HD, e fica fácil entender a reação do público (notem, estamos falando do consumidor americano, que tem longa tradição de aderir a novidades como essa).

Taub compara: se um player Blu-ray custa na faixa de 300 dólares, um DVD player com upconversion sai por 60!!! Precisa dizer mais? Sim, para usufruir das tais 1080 linhas, é preciso investir num TV mais sofisticado; para um DVD, basta um plasma ou LCD com 720 linhas (padrão médio). Os pesquisadores da ABI acham que, pelo menos até 2013, o mercado de players Blu-ray não conseguirá chegar perto do PlayStation 3, que hoje responde por 85% da base instalada de Blu-ray no mundo.

Diante desses dados, dá até para entender por que a Toshiba ainda fala em reagir diante da derrota do seu HD-DVD. Não há necessidade de criar um novo padrão (essa notícia surgiu tempos atrás, mas até agora não foi confirmada). Basta aperfeiçoar os DVD players convencionais para que realizem a melhor performance em upconversion. E, é claro, manter seus preços lá em baixo.

Para entender melhor a complexidade do tema, eis alguns links legais:

Blu-ray ainda não recuperou mercado de DVDs

Muitos querem HDTV. Poucos sabem usá-la

Blu-ray Market Overview

PS3 atrapalha mercado de Blu-ray

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

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