Esta parece ser a percepção do consumidor em relação ao novo formato. Pelo menos, é o que diz Eric Taub, um dos mais importantes jornalistas americanos especializados em tecnologia. Em uma de suas últimas colunas no The New York Times, Taub foi fundo na ferida: o consumidor não está nem aí com essa tal de alta definição, ainda mais se tiver de pagar por ela.

blu-ray.jpg

Taub se baseia numa pesquisa da empresa ABI Research, que concluiu que a maioria dos usuários leigos não consegue sequer enxergar a diferença entre uma imagem em DVD e uma em Blu-ray. Sério, não? Some-se a isso o custo de um disco Blu-ray e o fato de que muitos DVD players já permitem upconversion de vídeos standard para HD, e fica fácil entender a reação do público (notem, estamos falando do consumidor americano, que tem longa tradição de aderir a novidades como essa).

Taub compara: se um player Blu-ray custa na faixa de 300 dólares, um DVD player com upconversion sai por 60!!! Precisa dizer mais? Sim, para usufruir das tais 1080 linhas, é preciso investir num TV mais sofisticado; para um DVD, basta um plasma ou LCD com 720 linhas (padrão médio). Os pesquisadores da ABI acham que, pelo menos até 2013, o mercado de players Blu-ray não conseguirá chegar perto do PlayStation 3, que hoje responde por 85% da base instalada de Blu-ray no mundo.

Diante desses dados, dá até para entender por que a Toshiba ainda fala em reagir diante da derrota do seu HD-DVD. Não há necessidade de criar um novo padrão (essa notícia surgiu tempos atrás, mas até agora não foi confirmada). Basta aperfeiçoar os DVD players convencionais para que realizem a melhor performance em upconversion. E, é claro, manter seus preços lá em baixo.

Para entender melhor a complexidade do tema, eis alguns links legais:

Blu-ray ainda não recuperou mercado de DVDs

Muitos querem HDTV. Poucos sabem usá-la

Blu-ray Market Overview

PS3 atrapalha mercado de Blu-ray

1 thought on “Blu-ray: tô nem aí…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *