Categories: Notícias

Reciclagem por boas causas

Como já abordamos aqui, campanhas de reciclagem de produtos tecnológicos estão se multiplicando pelo mundo afora, com uma bela ajuda da internet. Mas esta agora é certamente uma das mais originais – e polêmicas.

A Amazon.com está “premiando” seus clientes com um ícone chamado “Cell Phones for Soldiers”. A idéia – com patrocínio da AT&T, que nos EUA é a operadora oficial do iPhone – é estimular quem está trocando de celular a devolver seu modelo antigo para reciclagem. Como? Basta remeter pelo correio o aparelho velho que ele será entregue, sem custo, à central de operações da AT&T. E quem tem, como milhares de americanos têm, um parente ou amigo servindo o exército em algum país distante (onde é que não há tropas americanas hoje?) pode aproveitar a promoção e pedir para que o celular usado seja enviado ao parente. Assim, este soldado poderá se comunicar mais facilmente com família e amigos.

Não é uma grande idéia, num país militarista por natureza? Sim, mas vamos agora às más notícias. A AT&T, que já foi a maior operadora telefônica do mundo, bolou essa campanha para tentar melhorar sua imagem, depois de vários acontecimentos comprometedores nos últimos meses. O interessante blog The Sietch, dedicado à defesa da natureza, conta que a empresa vem sendo seguidamente acusada de espionagem a serviço de órgãos ligados ao governo Bush, que utilizam para isso os técnicos da AT&T; estes muitas vezes trabalham a contra-gosto. Para quem não sabe, a AT&T é a principal fornecedora de equipamentos de comunicação ao governo americano.

Uma das acusações partiu de um ex-funcionário da empresa, que em reportagem da revista Wired (leia aqui) denunciou ter presenciado ações ilegais de agentes do governo, bisbilhotando a vida de pessoas com ajuda dos sistemas de telecomunicações da AT&T. O pessoal do The Sietch (onde saiu a ilustração acima), que pelo jeito não tem muitos amigos dentro da empresa, foi mais longe e levantou um caso de 2006, em que a operadora foi obrigada a pagar uma indenização de US$ 25 milhões (!) por poluir com produtos tóxicos as águas da região de Oakland, na Califórnia (leia o texto do acordo).

O mais interessante é que tudo isso pode ser acompanhado via web – seja você contra ou favor da AT&T.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

6 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago