Categories: Notícias

Indústria de cabos, sem cabos…

Os participantes da sessão de abertura da CES/Hometech, feira internacional realizada esta semana em Dubai, levaram um susto quando ouviram de Noel Lee, o célebre fundador da Monster Cable, que a empresa aposta nas soluções sem fio. Afinal, a Monster é o maior fabricante mundial de cabos de conexão para aparelhos eletrônicos, com centenas de patentes registradas nessa área.Lee foi convidado ao evento para falar sobre a Monster, os cabos HDMI e o futuro da conectividade. E começou contando uma bela piada: “A revista Time publicou que eu não estou com medo dos produtos wireless. É mentira”, disse, para gargalhadas da platéia.

Na semana que vem, a Monster fará a premiere mundial de sua solução sem fio para distribuição de sinais de áudio e vídeo em banda ultra larga (UWB), no evento Digital Downtown, em Nova York. E, em setembro, durante a CEDIA Expo, demonstrará pela primeira vez o produto para os profissionais do mercado. “Estamos pesquisando o assunto há anos”, explicou Lee ao site Twice. “Os problemas da transmissão sem fio são os mesmos que temos enfrentado com os cabos HDMI: proteção do sinal, robustez para transportar altas quantidades de dados e confiabilidade contra interferências”.

Segundo Lee, todos os sistemas sem fio disponíveis atualmente são de má qualidade e não permitem trafegar alta definição. Para garantir a proteção dos dados, a Monster resolveu adotar o padrão HDCP. E para usar o padrão UWB associou-se a uma grande empresa, que Lee não quis identificar, por enquanto.

Bem, Lee é um visionário, como pude comprovar nas duas vezes em que o entrevistei (leia aqui). E a Monster é uma empresa sempre à frente do seu tempo (vale a pena dar uma olhada no seu site oficial). Vamos ver como se dará na era do wireless.

Leia a reportagem completa da Twice.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

1 dia ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

3 dias ago

Home Theater agora é 100% digital

Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…

3 dias ago

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

2 semanas ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

2 semanas ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago