Categories: Notícias

Upconversion: o futuro do DVD

Depois que a guerra dos formatos foi decidida a favor do Blu-ray, a maioria dos fabricantes esperava que o consumidor saísse correndo atrás desses aparelhos. Como se sabe, não foi o que aconteceu: com os preços atuais, poucos farão essa opção – até porque nem mesmo os estúdios de cinema – que deveriam ser os maiores propagandistas do formato – parecem apostar nele.

Como já explicamos aqui, o consumidor ainda não “comprou” a idéia da alta definição, não só no Brasil mas em quase todos os países importantes. A alternativa mais lógica é investir em DVD players convencionais de alta performance, capazes de fazer a chamada upconversion: reproduzir em resolução 1080p filmes que foram gravados em disco com resolução inferior.

A Toshiba chegou a anunciar, logo após desistir do HD-DVD, que essa seria sua aposta; até agora não cumpriu. Mas a Sony, por exemplo, acaba de exibir no Japão o player DVP-NS708HDV, cujo principal diferencial é justamente a “conversão para cima”.

Deve ser apenas o primeiro de uma nova geração de DVD players.

Para entender melhor os conceitos de upconversion e downconversion, eis alguns bons links:

Receivers HDMI com upconversion

Blu-ray player LG com upconversion

Mitos e verdades sobre upconversion

A matemática da resolução dos displays

Processamento de vídeo Faroudja

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Verdade seja dita, com o fim da guerra dos formatos e a soberania da Sony, em especial, pelo formato blue ray, e não menos importante, a elevadíssimo custo dos players blue ray, tá difícil que esse formato realmente vingue. A história mostrou esse filme com o super audio cd e não será diferente com este formato. Ou reduz drasticamente os preços aliado a boa quantidade de conteúdo, ou "a vaca vai pro brejo"

  • Temos, no Brasil, uma população pequena, com alto poder aquisitivo, que muitas vezes nem sabe diferenciar uma tv de alta definição de uma tv digital. Nesse emaranhado de siglas e promessas mirabolantes da indústria do entretenimento, nós, consumidores, ficamos muitas vezes nas promessas de qualidades extraordinárias, mas quando o produto chega a nós, a decepção muitas vezes é grande. Exemplo claro quando foi lançado o CD. Ainda hoje o bom e velho LP, quando tocado em sistema mediano é melhor de se ouvir que o CD. Então, nem bem nos acostumamos ao DVD e a indústria já nos coloca o blu-ray como o supra-sumo da tecnologia, com preços absurdos. Os discos, nas lojas, custam muito caro (o próprio DVD é contestado quanto aos preços, pela população- haja vista a quantidade pirata que se vende).
    É claro que a indústria tem que evoluir, mas os valores hoje estão sendo descartados com muita facilidade. Há muita gente que acha que o mp3 é o máximo, nunca ouviu o som de um LP.
    É a chamada evolução... muitas vezes para pior.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

3 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

4 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago