upconversion2.jpgDepois que a guerra dos formatos foi decidida a favor do Blu-ray, a maioria dos fabricantes esperava que o consumidor saísse correndo atrás desses aparelhos. Como se sabe, não foi o que aconteceu: com os preços atuais, poucos farão essa opção – até porque nem mesmo os estúdios de cinema – que deveriam ser os maiores propagandistas do formato – parecem apostar nele.

Como já explicamos aqui, o consumidor ainda não “comprou” a idéia da alta definição, não só no Brasil mas em quase todos os países importantes. A alternativa mais lógica é investir em DVD players convencionais de alta performance, capazes de fazer a chamada upconversion: reproduzir em resolução 1080p filmes que foram gravados em disco com resolução inferior.

A Toshiba chegou a anunciar, logo após desistir do HD-DVD, que essa seria sua aposta; até agora não cumpriu. Mas a Sony, por exemplo, acaba de exibir no Japão o player DVP-NS708HDV, cujo principal diferencial é justamente a “conversão para cima”.

Deve ser apenas o primeiro de uma nova geração de DVD players.

Para entender melhor os conceitos de upconversion e downconversion, eis alguns bons links:

Receivers HDMI com upconversion

Blu-ray player LG com upconversion

Mitos e verdades sobre upconversion

A matemática da resolução dos displays

Processamento de vídeo Faroudja

2 thoughts on “Upconversion: o futuro do DVD

  1. Verdade seja dita, com o fim da guerra dos formatos e a soberania da Sony, em especial, pelo formato blue ray, e não menos importante, a elevadíssimo custo dos players blue ray, tá difícil que esse formato realmente vingue. A história mostrou esse filme com o super audio cd e não será diferente com este formato. Ou reduz drasticamente os preços aliado a boa quantidade de conteúdo, ou “a vaca vai pro brejo”

  2. Temos, no Brasil, uma população pequena, com alto poder aquisitivo, que muitas vezes nem sabe diferenciar uma tv de alta definição de uma tv digital. Nesse emaranhado de siglas e promessas mirabolantes da indústria do entretenimento, nós, consumidores, ficamos muitas vezes nas promessas de qualidades extraordinárias, mas quando o produto chega a nós, a decepção muitas vezes é grande. Exemplo claro quando foi lançado o CD. Ainda hoje o bom e velho LP, quando tocado em sistema mediano é melhor de se ouvir que o CD. Então, nem bem nos acostumamos ao DVD e a indústria já nos coloca o blu-ray como o supra-sumo da tecnologia, com preços absurdos. Os discos, nas lojas, custam muito caro (o próprio DVD é contestado quanto aos preços, pela população- haja vista a quantidade pirata que se vende).
    É claro que a indústria tem que evoluir, mas os valores hoje estão sendo descartados com muita facilidade. Há muita gente que acha que o mp3 é o máximo, nunca ouviu o som de um LP.
    É a chamada evolução… muitas vezes para pior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *