Categories: Uncategorized

Search, uma palavra mágica

Os mecanismos de busca são a grande força da internet. Até aí, não estou contando nenhuma novidade. A maioria das pessoas, quando entra na web, está à procura de alguma informação específica e utiliza os sites de busca disponíveis, dos quais o Google é o mais conhecido. Não é coincidência que essa seja a empresa mais lucrativa do mundo virtual (veja seu crescimento no gráfico acima).

Mas esse reinado pode agora começar a ser ameaçado. Reportagem do excelente Renato Cruz no Estadão deste domingo mostra como funciona a Powerset, pequena empresa da Califórnia que acaba de ser comprada pela Microsoft. Já que a MS não conseguiu adquirir a Yahoo, que seria seu trunfo para combater a expansão da Google, a alternativa foi apostar numa solução diferente. A Powerset propõe um método de busca que chama de “semântico”: enquanto no Google você digita uma palavra e o sistema localiza milhares de sites onde aquela palavra aparece, no Powerset o sistema é mais, digamos, inteligente; pode compreender frases inteiras.

Exemplo dado pelo fundador da empresa, Barney Pell: se você procura roupas de times de futebol no Google, o sistema vai buscar cada palavra individualmente. Você então corre o risco de ficar um tempo enorme visitando sites de “roupas”, que nada têm a ver com o motivo da busca. No Powerset, o sistema irá achar somente os sites ligados a “roupas de times de futebol”, facilitando enormemente a busca.

Pell estará esta semana em São Paulo, participando do evento Search Marketing Expo, e poderá dar mais detalhes a respeito. De minha parte, sempre achei estranho esse mecanismo do Google, em que o computador parece burro. Claro, ninguém ainda testou pra valer o Powerset, embora se saiba que a Microsoft está investindo pesado nele. Mas, se pelo menos for um sistema menos burro, já será um grande avanço.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

6 dias ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

3 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

4 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

1 mês ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

1 mês ago