É interessante analisar esse tipo de pesquisa, que a meu ver mais confunde do que explica. Comparam-se coisas diferentes, certo? Evidente que a audiência da televisão é sempre maior que a da web, em qualquer dia ou qualquer evento que esteja acontecendo. Nos EUA, principalmente, pois lá a penetração da TV é de quase 100% das residências; a de computadores deve estar por volta dos 70%, e apenas uma pequena parte deles tem conexão de banda larga que permita, por exemplo, acompanhar um evento ao vivo.
Mas, além do fato de que a chamada audiência virtual cresce velozmente, enquanto o número de TVs ligados cai ou fica no mesmo lugar, há o detalhe (para mim fundamental) de que os públicos dos dois veículos são diferentes. O da internet é mais antenado, crítico e exigente; o da TV, mais passivo e acomodado a ver sempre os mesmos programas. Se a internet está roubando audiência de jornais, revistas e até dos cinemas, não há por que acreditar que não esteja roubando também da televisão.
Ou será que há?
Para os interessados em seu aprofundar na questão, recomendo estes artigos:
Inteligência coletiva, de Carlos Nepomuceno
TV 2.0, de Marcelo Póvoa
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