Categories: Uncategorized

Internet na política

Que eu saiba, nenhuma cidade do mundo conseguiu ainda oferecer conexão de banda larga gratuita a toda a sua população. Sabemos da experiência do Rio de Janeiro, onde o bairro de Copacabana acaba de ser premiado com a novidade, mas ainda é preciso ver como (e se) funciona. Amigos cariocas, algum comentário a respeito? Há também cidades como Filadélfia (EUA), Zurique (Suíça) e Berlim (Alemanha), onde as respectivas prefeituras fizeram projetos-piloto, sobre os quais não tenho informações detalhadas.

Agora, vem a promessa da candidata Marta Suplicy de oferecer banda larga grátis a toda a população de São Paulo. Não estou inventando: está nos anúncios de campanha e nas entrevistas da candidata. Gostaria de poder voltar ao assunto daqui a, digamos, quatro anos para dar os parabéns à Prefeitura por essa façanha. Mas mal consigo acreditar que seja possível fornecer internet (qualquer internet) à parte da população mais privilegiada; quanto mais banda larga, e ainda de graça, a todo mundo.

Bem, como se sabe, em época de eleição no Brasil vale tudo. Até mesmo prometer o impossível. Partindo de quem parte, a promessa soa ainda mais bizarra e demagógica. Banda larga, como todo serviço público que depende de tecnologia e investimentos, não pode – acho que nem deve – ser de graça. Aliás, nunca é de graça. Alguém tem que pagar a conta. Só é de graça mesmo na boca de políticos irresponsáveis.

Espero sinceramente que o eleitorado não acredite nessa.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

4 dias ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

5 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

2 semanas ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago