Categories: Uncategorized

TV Digital, sem pressa

O Fórum da TV Digital quer fazer uma campanha publicitária para estimular o uso de conversores e a adesão da população às transmissões, que já cobrem sete capitais (a oitava deve ser Porto Alegre, a partir de novembro). Quem deu a informação foi Morris Arditti, diretor da Gradiente e membro do Fórum, durante a Futurecom, realizada esta semana em São Paulo. Segundo ele, será aberta concorrência para escolha de uma agência de publicidade que crie a campanha, ainda sem data para ir ao ar.

O Fórum, como se sabe, é composto por emissoras e fabricantes; teoricamente, não sofre interferência do governo. E, embora todos digam que a implantação da TV Digital no Brasil segue o mesmo ritmo de outros países, a verdade é que todos estão decepcionados com as vendas dos equipamentos até agora. Para os fabricantes, já ficou claro que não compensa fabricar conversores (set-top-box), pelo menos enquanto não for possível embutir neles um software de interatividade – que seria, este sim, um grande atrativo. Como as emissoras não se interessam em prestar serviços interativos, ninguém consegue enxergar uma saída.

E vem aí um complicador a mais: as eleições de 2010. O ministro Helio Costa não esconde que quer se candidatar a governador de Minas, e para isso irá precisar de muito apoio (financeiro, inclusive). Os financiamentos que ele havia prometido para estimular a expansão da TV Digital não saíram até hoje, e com a atual crise econômica não vão sair tão cedo.

Nesse quadro, haja criatividade para bolar uma campanha que faça o público aderir à novidade.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

6 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago