Categories: Uncategorized

A aposta da Sanyo

Estive ontem num evento da Sanyo, em São Paulo, onde foi mostrada a linha completa de projetores dessa marca. Foi também a chance de conhecer pessoalmente o presidente da empresa no Brasil, Tomoaki Tajima, que está há um ano no cargo. Apesar dos excelentes produtos exibidos pela empresa, o assunto não poderia ser outro: a fusão da Sanyo com a Panasonic no Japão. Claro, ainda é cedo para saber como isso afetará as atividades da empresa por aqui, mas Tajima (foto) não parecia preocupado. Ao contrário, disse ele, a mudança pode ser boa, considerando as afinidades entre os dois grupos – como se sabe, o grupo Matsushita (Panasonic) teve como co-fundador o homem que depois criaria a Sanyo.

Pelo menos na área de projetores, a Sanyo parece bem posicionada. Sua linha deve ser a mais variada do mercado, embora quase toda direcionada ao segmento corporativo. A empresa parece apostar especialmente no modelo PLC-XP200L, o primeiro da linha que a empresa chamada de “QuaDrive”, que além dos circuitos 3LCD, que processam as cores básicas (azul, verde e vermelho) em separado, traz um circuito à parte para processar a cor amarela, o que, diz a Sanyo, aumenta em 20% a nitidez das cores.

Outras apostas da empresa para seus projetores, segundo Tajima, são os recursos para limpeza e troca do filtro de luz, a facilidade de instalação e a capacidade de funcionar em rede. Se para o usuário doméstico esses aspectos não são tão importantes (afinal, você não vai querer ficar trocando filtros e lâmpadas de seu projetor em casa, ou vai?), nas aplicações comerciais e corporativos eles são essenciais. Os equipamentos têm uso contínuo e, em muitos casos, são transportados de um lugar para outro a toda hora. “Nosso pessoal de engenharia está sempre de olho no que dizem os profissionais”, diz Luis Okamoto, diretor da Sanyo (veja aqui o vídeo).

Ou seja, usuário e instalador precisam levar isso em conta na hora de escolher um produto.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

12 horas ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

2 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago