Categories: Uncategorized

Perdidos com GPS

Curiosa pesquisa foi divulgada esta semana pela Nokia, segundo leio no IDG Now. Diz que apenas 5% dos brasileiros usariam um sistema de navegação pessoal (GPS). O levantamento é internacional: 12 mil entrevistados em 13 países, sendo 1.000 deles em oito cidades brasileiras. Pelo visto, o pessoal não confia no sistema, o que tem lá sua lógica: numa cidade como São Paulo, o GPS é quase inútil, dadas as condições de tráfego, cada vez mais precárias e as constantes mudanças de mãos de direção ou interdições devidas a obras, acidentes ou – incrível – passeatas!

Conheço gente que tem GPS no carro e vive se perdendo. Um problema real é a má qualidade dos softwares de localização, que falham mais do que funcionam. Além do que, não são atualizados com a necessária agilidade para acompanhar as transformações urbanas. Um GPS para ser eficiente em São Paulo (e acredito que também nas outras grandes cidades brasileiras) deveria poder indicar caminhos alternativos, talvez interligado aos serviços que algumas rádios prestam, com repórteres percorrendo a cidade de helicóptero. Mesmo assim, quando chove forte nem os helicópteros conseguem circular…

Mas o mais extraordinário dessa pesquisa da Nokia é a revelação de que 15% dos brasileiros gostam de passar informações erradas a pessoas perdidas em suas cidades. Não é incrível? Em Fortaleza, a proporção desses idiotas sobe para 31%! 

Como castigo, deveriam ser obrigados a só dirigir seus carros (des)orientados por aparelhos de GPS.

AddThis Website Tools
Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

TVs: as promessas para 2025

Já comentamos, rapidamente, algumas tendências para 2025 no segmento de TVs, mostradas na CES, em…

2 dias ago

Trump, tarifas e tecnologias (3)

No sábado 12, logo após publicar o segundo post sobre a questão das tarifas (para…

3 dias ago

Trump, tarifas e tecnologias (2)

    Como prometido no post de ontem, vamos começar a dissecar a questão das…

4 dias ago

Trump, tarifas e tecnologias (1)

    São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…

5 dias ago

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

7 dias ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

1 semana ago