Categories: Uncategorized

Perdidos com GPS

Curiosa pesquisa foi divulgada esta semana pela Nokia, segundo leio no IDG Now. Diz que apenas 5% dos brasileiros usariam um sistema de navegação pessoal (GPS). O levantamento é internacional: 12 mil entrevistados em 13 países, sendo 1.000 deles em oito cidades brasileiras. Pelo visto, o pessoal não confia no sistema, o que tem lá sua lógica: numa cidade como São Paulo, o GPS é quase inútil, dadas as condições de tráfego, cada vez mais precárias e as constantes mudanças de mãos de direção ou interdições devidas a obras, acidentes ou – incrível – passeatas!

Conheço gente que tem GPS no carro e vive se perdendo. Um problema real é a má qualidade dos softwares de localização, que falham mais do que funcionam. Além do que, não são atualizados com a necessária agilidade para acompanhar as transformações urbanas. Um GPS para ser eficiente em São Paulo (e acredito que também nas outras grandes cidades brasileiras) deveria poder indicar caminhos alternativos, talvez interligado aos serviços que algumas rádios prestam, com repórteres percorrendo a cidade de helicóptero. Mesmo assim, quando chove forte nem os helicópteros conseguem circular…

Mas o mais extraordinário dessa pesquisa da Nokia é a revelação de que 15% dos brasileiros gostam de passar informações erradas a pessoas perdidas em suas cidades. Não é incrível? Em Fortaleza, a proporção desses idiotas sobe para 31%! 

Como castigo, deveriam ser obrigados a só dirigir seus carros (des)orientados por aparelhos de GPS.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago