Categories: Uncategorized

Quem acessar verá…

Numa iniciativa pioneira (que eu saiba), o UOL realizou hoje um encontro com seus parceiros e fornecedores de conteúdo. Fundado em 1996, o portal sempre foi o maior do País, registrando hoje nada menos do que 1,7 milhão de assinantes – e alguns milhões de visitantes únicos que não pagam, mas utilizam seus inúmeros serviços.

Foi interessante ouvir de especialistas que algumas idéias tidas como “verdades”, no mundo da web, começam a ser questionadas. Uma delas é que o maior site de compartilhamento de vídeos do mundo, o YouTube, é um fracasso comercial. Sim, milhões de pessoas – principalmente jovens – visitam o YouTube e colocam lá seus vídeos, numa evolução viral que não tem paralelo na História da tecnologia. E, no entanto, poucos anunciantes aceitam colocar ali suas mensagens, com receio de vê-las associadas a vídeos de mau gosto, preconceituosos ou (o que é a maior parte dos casos) de má qualidade.

É o mesmo problema que afeta as chamadas redes sociais. Lembro que anos atrás tínhamos um fórum de home theater (nada a ver com o atual HT Fórum), ancorado no prestígio da revista HOME THEATER, e tivemos que tirá-lo do ar quando descobrimos que alguns participantes estavam usando aquele espaço para vender equipamentos contrabandeados! As chamadas comunidades virtuais são ótimas para bater papo e trocar idéias (quando se tem tempo), mas ninguém ainda encontrou um jeito de ganhar dinheiro com elas.

Bem, nada disso, é claro, implica dizer que a internet não é a mídia do futuro – um futuro, aliás, cada vez mais presente. A migração de audiências das outras mídias, inclusive da TV aberta, para a web é um fato consumado. O aumento dos investimentos publicitários em mídias on-line é outro. Se o Second Life, tão badalado até o ano passado, está morrendo, existem dezenas de outros recursos de comunicação que só são possíveis através da internet.

Vamos aprender a usá-los.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

6 horas ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

2 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago