Categories: Uncategorized

Aula de Primeiro Mundo

Dois dos principais executivos americanos da atualidade – Craig Barrett, da Intel, e John Chambers, da Cisco – participaram de uma conferência na CES, na última sexta-feira, para tratar de um tema que interessa muito ao Brasil: Tecnologia e os Países Emergentes. O objetivo dos organizadores era levantar idéias que facilitem a introdução da tecnologia nos países em desenvolvimento. Idéias como a que foi mostrada num vídeo: 56 mil computadores usados (e que haviam sido descartados por usuários americanos) foram reciclados e enviados para a África, onde provavelmente estão sendo úteis a pessoas que dificilmente teriam condições de comprar um computador.

Claro que ninguém quer fazer mera caridade. A idéia que se discutiu é como “vender” tecnologia aos países do Segundo e do Terceiro Mundos, já que a crise atual atinge com mais força o Primeiro Mundo. Não assisti ao debate, mas li uma condensação fornecida pela assessoria de imprensa da CES. Fui curioso observar como os gigantes da tecnologia idealizam os países emergentes. Barret, por exemplo, lembrou que a Intel já na está na terceira geração de seu chip de baixo custo, usado na fabricação de computadores populares. E anunciou a criação da campanha Small Things Challenge: para cada clique no site da campanha, a Intel irá doar 5 cents a programas educacionais em países em desenvolvimento onde atua.

Por sua vez, Chambers enumerou os pilares em que, na sua visão, deve se sustentar a introdução da tecnologia para melhorar o padrão de vida de nações pobres: educação, infraestrutura, banda larga e suporte do governo.  Precisa repetir? Educação é a primeira palavra, sempre. Seria bom agora saber o que as autoridades brasileiras têm a dizer sobre o assunto, além de fazer demagogia com o dinheiro do contribuinte.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago