Categories: Uncategorized

As memórias do futuro

Interessante reportagem saiu hoje no IDG Now sobre a chegada dos drives de estado sólido (SSD), que tendem a substituir os discos rígidos dos computadores. Já comentei o assunto aqui, mas a cada dia surgem novidades a respeito. O texto é interessante porque, além de explicar o que são essas memórias, dá uma idéia de como a indústria reage a sua implantação. Refere-se, inclusive, a um teste prático feito pela equipe da PC World americana, comparando o desempenho de máquinas semelhantes – uma com hard-disk convencional e outra com SSD.

Embora tudo indique que a memória SSD é superior, os testes ainda demonstram que as vantagens não compensam o custo mais alto – por enquanto. Entre essas vantagens, destaca-se o tempo de vida útil: como não usa componentes mecânicos, o SSD não se desgasta. Também é mais robusto: se seu notebook cair no chão pode até quebrar, mas você não perde os dados armazenados. E, também por não ter partes móveis, tem menor aquecimento. Sem falar no tamanho: com uma memória SSD, pode-se construir computadores (e outros aparelhos) muito mais leves e compactos.

Bem, considerando que o custo de produzir as memórias do tipo flash – as mesmas que equipam celulares, câmeras, pen-drives e uma série de outros aparelhos portáteis – tende a cair com o tempo, pode-se prever para o SSD um futuro promissor. Assim como ficou mais barato fabricar um MP3 player do que um CD player, vai ser mais vantagem para a indústria investir nas memórias flash, em vez de continuar produzindo HDs, certo?

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago