A respeito da nota de ontem sobre celulares, o ágil site Telesintese já divulga a reação dos fabricantes: pura raiva! Executivos das empresas estão em Brasilia tentando convencer homens do governo a mudar a regra que obriga equipar os aparelhos com chip 1-seg. Um deles diz que ninguém da indústria foi consultado a respeito, e que o assunto mereceria uma consulta pública. Nada mais óbvio. Além do mais, convenhamos, publicar uma portaria como essa no dia 30 de dezembro é querer imitar os governantes do tempo da ditadura, que inventaram uma coisa chamada “decreto secreto”: era aprovado na calada da noite, ninguém ficava sabendo e quando todos se davam em conta já tinha virado lei.
A revolta, diz o site, engloba não apenas as duas empresas que já produzem celular com recepção de TV Digital (Samsung e Semp Toshiba), mas todas as demais: Motorola, LG, Nokia, Sony Ericsson e Evadin. Embora todas se digam preparadas para lançar produtos desse tipo, ficaram indignadas com o tom ameaçador da portaria. Nokia e Toshiba, que produzem em Manaus, seriam as mais prejudicadas caso a medida fosse levada adiante (se é que ainda não vai ser).
Como comentei ontem, são coisas do governo “deste país”.
Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…
Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…
Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…
Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…
View Comments
Olá Orlando, gostaria de saber mais alguns detalhes, fiquei curioso com a matéria. O que é e como funciona exatamente esse chip 1-seg? E por que então as companhias estão indignadas com a resolução? Parece ser um tema bem polêmico pelo jeito