A respeito da nota de ontem sobre celulares, o ágil site Telesintese já divulga a reação dos fabricantes: pura raiva! Executivos das empresas estão em Brasilia tentando convencer homens do governo a mudar a regra que obriga equipar os aparelhos com chip 1-seg. Um deles diz que ninguém da indústria foi consultado a respeito, e que o assunto mereceria uma consulta pública. Nada mais óbvio. Além do mais, convenhamos, publicar uma portaria como essa no dia 30 de dezembro é querer imitar os governantes do tempo da ditadura, que inventaram uma coisa chamada “decreto secreto”: era aprovado na calada da noite, ninguém ficava sabendo e quando todos se davam em conta já tinha virado lei.

A revolta, diz o site, engloba não apenas as duas empresas que já produzem celular com recepção de TV Digital (Samsung e Semp Toshiba), mas todas as demais: Motorola, LG, Nokia, Sony Ericsson e Evadin. Embora todas se digam preparadas para lançar produtos desse tipo, ficaram indignadas com o tom ameaçador da portaria. Nokia e Toshiba, que produzem em Manaus, seriam as mais prejudicadas caso a medida fosse levada adiante (se é que ainda não vai ser).

Como comentei ontem, são coisas do governo “deste país”.

1 thought on “Celulares, a reação

  1. Olá Orlando, gostaria de saber mais alguns detalhes, fiquei curioso com a matéria. O que é e como funciona exatamente esse chip 1-seg? E por que então as companhias estão indignadas com a resolução? Parece ser um tema bem polêmico pelo jeito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *