Categories: Uncategorized

TV vs. computador

A propósito dessa questão de internet na TV, conversando outro dia com um amigo – especialista no assunto – ele comentava a questão da interatividade na TV Digital. Algo que causa ansiedade em muita gente, mas que, como já comentei aqui, dificilmente irá se tornar realidade tão cedo.

Um dos motivos, segundo esse meu amigo, é que TV e computador são aparelhos diferentes, concebidos para finalidades distintas e que atingem públicos também distintos. Enquanto o computador é trabalho ou pesquisa, TV é entretenimento. Quem liga a TV quer ver show – ainda que seja na forma de um “Jornal Nacional”, em que notícias de tragédias e crimes ganham colorido e até efeitos especiais. Quem vai para o computador quer, antes de mais nada, se comunicar, buscar informação útil para seu trabalho ou estudo; ou então se relacionar, como acontece nos Orkuts da vida.

Outra diferença que acrescento: ver TV é uma atividade compartilhada, algo que se faz entre amigos ou familiares, até para que todos possam depois comentar o que viram. No computador, a pessoa quer mais é solidão; não quer compartilhar o que está vendo ou fazendo. É, portanto, uma atividade necessariamente individual.

Conclusão: não vamos querer misturar as coisas. A tal “TV interativa” pode ser uma bela curiosidade, mas não passa disso.

Alguém discorda?

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Orlando,

    Acho que a conversão deve acontecer sim. Eu não acredito na "TV Digital", conversores e essa conversa toda que o governo arrumou, onde com certeza muitos lobistas ganharam algum... Eu acho que mais cedo que pensamos, as TVs vão ter conexão de rede e vão acessar conteúdo direto da internet, on demand (vi algumas na CES de 2008 que se conectavam direto ao YouTube). Tenho certeza que ai é que a interatividade vai aparecer de verdade.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

6 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago