O leitor Raul Castro diz que meu comentário sobre a Panasonic, que agora anuncia altos investimentos em LCD, foi “tendencioso”. Errou. Também acho que o plasma é melhor, mas não posso fechar os olhos para a realidade: o LCD está conquistando cada vez mais mercado. No Brasil, por exemplo, as estimativas que obtive (não há dados oficiais) são de uma proporção 80/20, ou seja, 80% dos TVs de tela fina seriam LCDs, e apenas 20% plasmas. Nos principais mercados mundiais, a situação se repete.

sakaiVejam agora que Sharp e Sony, dois dos maiores fabricantes de LCD, oficializaram sua união. Em abril, começa a funcionar a Sharp Display Products Corp, com 66% de capital da Sharp e 34% da Sony, segundo o The Wall Street Journal. A crise obrigou as duas empresas (aliás, todas) a rever seus planos de expansão, mas está mantido o cronograma de inauguração da super-fábrica de LCDs em Sakai, próximo de Nagoya, que inicia operação em fevereiro de 2010. De lá sairão os painéis de oitava geração, com os quais é mais fácil e barato produzir TVs de até 65″ (veja aqui os modelos em preparação).

A joint-venture acaba sendo útil para as duas empresas, neste momento difícil. A Sony, que está prestes a terceirizar toda a sua fabricação de TVs para fornecedores chineses (já contratou 3 milhões de displays com a Hon Hai Precision, diz o Journal), pode ter na Sharp um excelente parceiro; e a Sharp, que está cortando em 10% sua produção atual, ganha um belo apoio financeiro para colocar em operação a fábrica nova (foto). 

Para quem não sabe: a Hon Hai, sediada em Taiwan, é tida como a maior fabricante de eletrônicos do mundo, sendo fornecedora de gigantes como HP, Apple, Dell, Nokia etc, em regime de OEM. Produz praticamente de tudo: computador, celular, filmadora,  TV… Tem mais de 166 mil empregados e fatura algo em torno de US$ 50 bilhões por ano. 

O quê? Você nunca tinha ouvido falar dessa tal Hon Hai? Pois é, eu também não.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *