Neste fim de semana, estive no CEDIA Brasil Regional, primeiro evento da entidade americana no País este ano. Infelizmente, poucos profissionais brasileiros aproveitaram a oportunidade. Uma pena porque, como comentei aqui diversas vezes, a falta de aperfeiçoamento técnico é um dos maiores problemas do nosso mercado. O programa de certificação da CEDIA para profissionais especializados em sistemas eletrônicos residenciais é um dos mais bem elaborados do mundo, e neste momento da evolução tecnológica – com a integração entre diversos recursos digitais – a necessidade de informação e orientação técnica é mais do que evidente. No entanto, parece que muitos não enxergam (ou não querem enxergar). Só se pode lamentar.
O lado positivo é que existe um grupo de profissionais que não só estão sabendo aproveitar, como já articulam um movimento agregador em torno da necessidade de aperfeiçoamento. O ponto de partida é criar padrões de atendimento e serviço que sejam seguidos pelos bons profissionais e que o consumidor aprenda a reconhecer esses padrões. Algumas empresas também estão empenhadas e apoiam o movimento. Isso, é claro, exige aquilo que os americanos chamam de “education”, envolvendo cursos – tanto presenciais quanto online -, certificações, divulgação adequada, distribuição de material técnico e campanhas de esclarecimento.
Fácil? Não, claro que não. Muitos certamente continuarão preferindo aprender no Paraguai. Mas a iniciativa é louvável.
Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…
Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…
Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…
Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…
A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…
Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…