Neste fim de semana, estive no CEDIA Brasil Regional, primeiro evento da entidade americana no País este ano. Infelizmente, poucos profissionais brasileiros aproveitaram a oportunidade. Uma pena porque, como comentei aqui diversas vezes, a falta de aperfeiçoamento técnico é um dos maiores problemas do nosso mercado. O programa de certificação da CEDIA para profissionais especializados em sistemas eletrônicos residenciais é um dos mais bem elaborados do mundo, e neste momento da evolução tecnológica – com a integração entre diversos recursos digitais – a necessidade de informação e orientação técnica é mais do que evidente. No entanto, parece que muitos não enxergam (ou não querem enxergar). Só se pode lamentar.

O lado positivo é que existe um grupo de profissionais que não só estão sabendo aproveitar, como já articulam um movimento agregador em torno da necessidade de aperfeiçoamento. O ponto de partida é criar padrões de atendimento e serviço que sejam seguidos pelos bons profissionais e que o consumidor aprenda a reconhecer esses padrões. Algumas empresas também estão empenhadas e apoiam o movimento. Isso, é claro, exige aquilo que os americanos chamam de “education”, envolvendo cursos – tanto presenciais quanto online -, certificações, divulgação adequada, distribuição de material técnico e campanhas de esclarecimento.

Fácil? Não, claro que não. Muitos certamente continuarão preferindo aprender no Paraguai. Mas a iniciativa é louvável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *