Categories: Uncategorized

DVD com imagem melhor

Entre os aficcionados, a palavra da moda é “upconversion”, uma daquelas sem tradução literal para o português, mas que na prática significa algo como “ampliar a resolução do sinal de vídeo”; o oposto seria “downconversion”, que é o que se faz quando se liga uma fonte de alta resolução (digamos, 1080p) num display standard, que só consegue reproduzir 720p. Bem, o recurso upconversion – que alguns também chamam “upscaling” – virou moda devido à chegada da TV Digital e do Blu-ray. Grande parte dos TVs, receivers e DVD players hoje no mercado está equipada com um scaler, ou circuito de upconversion. Assim, você coloca um DVD comum e consegue assisti-lo com uma qualidade de imagem melhor, quase igual à de um Blu-ray.

Pesquisando sobre o assunto recentemente, encontrei boa literatura a respeito na internet (eis um artigo que explica tudo de forma didática). Mas a confusão entre os usuários leigos ainda é grande, o que é natural diante de tantos termos técnicos. A Toshiba, por exemplo, depois que perdeu a batalha do HD-DVD, criou um site magnífico em que ensina, com ricas imagens, o segredo da “conversão para cima” (acesse aqui). É uma espécie de “vingança” contra as empresas que não apoiaram seu formato, preferindo ficar com o Blu-ray. Mas uma vingança em alto nível. O site americano About Home Theater dá dicas práticas de como fazer o upconversion, assim como o The Connected Home.

Há ainda uma pesquisa que o repórter Ricardo Marques, da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL, fez no final do ano passado. Ou seja, upconversion vai deixando de ser um palavrão. Ou não?

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

5 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago