Categories: Uncategorized

Vem aí o Blu-ray chinês

 

 

Chama-se CBHD (China Blue High Definition) o formato de alta definição que dois fabricantes chineses (Chinco e TCL) prometem colocar no mercado local até julho. Até agora, não encontrei maiores referências sobre o produto, mas o site americano Digital Trends cita fontes das duas empresas para garantir que o projeto é pra valer.

A começar do preço: um player CBHD (como o da foto) será vendido de início pelo equivalente a 293 dólares. O segredo – se é que se pode usar essa palavra – é que o formato é, digamos, independente: como quase tudo que é feito na China, não tem que pagar royalties à Blu-Ray Disc Association, que reúne todos os principais fabricantes. Na verdade, nem é Blu-ray: embora utilize o laser azul, estruturalmente tem mais a ver com o falecido HD-DVD, da Toshiba. A idéia nasceu no Centro de Pesquisas de Memórias Ópticas, da Universidade de Tsinghua. 

Os defensores do Blu-ray garantem que não passa de um “DVD melhorado”. Seja como for, os chineses já negociam com Hollywood, e com dois argumentos fortes: produzir filmes em CBHD custa bem menos do que em Blu-ray; e, já neste ano, esperam vender 10 milhões de players (o dobro do que foi vendido de Blu-ray até hoje, por exemplo, em todo o mercado europeu). Na China é assim: tudo em grandes quantidades. Já a qualidade… teremos que esperar para ver.

Você compraria um player desses?

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

6 dias ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

3 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

3 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

4 semanas ago