china-blu1

 

 

Chama-se CBHD (China Blue High Definition) o formato de alta definição que dois fabricantes chineses (Chinco e TCL) prometem colocar no mercado local até julho. Até agora, não encontrei maiores referências sobre o produto, mas o site americano Digital Trends cita fontes das duas empresas para garantir que o projeto é pra valer.

A começar do preço: um player CBHD (como o da foto) será vendido de início pelo equivalente a 293 dólares. O segredo – se é que se pode usar essa palavra – é que o formato é, digamos, independente: como quase tudo que é feito na China, não tem que pagar royalties à Blu-Ray Disc Association, que reúne todos os principais fabricantes. Na verdade, nem é Blu-ray: embora utilize o laser azul, estruturalmente tem mais a ver com o falecido HD-DVD, da Toshiba. A idéia nasceu no Centro de Pesquisas de Memórias Ópticas, da Universidade de Tsinghua. 

Os defensores do Blu-ray garantem que não passa de um “DVD melhorado”. Seja como for, os chineses já negociam com Hollywood, e com dois argumentos fortes: produzir filmes em CBHD custa bem menos do que em Blu-ray; e, já neste ano, esperam vender 10 milhões de players (o dobro do que foi vendido de Blu-ray até hoje, por exemplo, em todo o mercado europeu). Na China é assim: tudo em grandes quantidades. Já a qualidade… teremos que esperar para ver.

Você compraria um player desses?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *