Categories: Uncategorized

A estratégia do Pão de Açúcar

Em silêncio, quase sigilo absoluto, o Grupo Pão de Açúcar arrematou a Globex Utilidades, controladora da rede Ponto Frio, que estava à venda desde o final do ano passado. Na verdade, a equipe de Abílio Diniz vinha negociando com a família Safra há cerca de um ano, mas não se chegava a um acordo financeiro. Dona Lily, maior acionista da Globex, queria R$ 1,5 bilhão para ceder sua rede de 455 lojas, mais todos os seus outros ativos (inclusive a financeira Investcred e a marca “Ponto Frio”, ainda valiosíssima).

Diniz venceu pelo cansaço. Morando na Europa há anos, Lily já estava exausta das idas e vindas de sua empresa, que enfrenta uma concorrência feroz e não consegue se posicionar claramente no setor de varejo. O negócio acabou saindo por menos de R$ 800 milhões, sendo R$ 373 milhões em dinheiro e o restante em ações. Um excelente acordo para ambos, tendo em vista que a perspectiva da empresa, com uma administração mais profissional, é muito boa e, portanto, suas ações devem se valorizar.

Mas a maior vitória é do próprio Diniz, que dá um passo sonhado há anos: deixar de ser apenas, como ele mesmo diz, um vendedor de “feijão e batata”. Ao anunciar o negócio, o empresário lembrou que o varejo de eletrônicos está crescendo rapidamente, puxado pela expansão do crédito e da construção civil. Prova disso é que sua rede Extra Eletro teve este ano o melhor primeiro trimestre de sua História. Seus cálculos são de que o setor gira hoje algo em torno de R$ 68 bilhões e deve triplicar nos próximos quatro anos; o plano é ficar com pelo menos 10% desse bolo.

Eu, se fosse concorrente do Ponto Frio, a esta altura estaria preocupado.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

12 horas ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

6 dias ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

3 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

1 mês ago