Categories: Uncategorized

Problema de segurança pública

Li na última edição da revista Exame uma nota que me deixou perplexo: a legislação federal que obriga todos os edifícios brasileiros a contar com aterramento em suas instalações elétricas – e que foi aprovada em 2006 – ainda não foi regulamentada em quase todos os 5.564 municípios do País. Isso, apesar de haver uma recomendação expressa da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), para quem o famoso fio-terra é questão de segurança pública. A indústria da construção civil simplesmente vem ignorando essa norma há décadas, e as autoridades (in)competentes nada fazem a respeito.

Com perdão do trocadilho, é uma constatação chocante!

Aliás, uma nova lei da Aneel (Agência Nacional de Energia) está aí para não ser cumprida: determina que as concessionárias terão que ressarcir o consumidor pelos prejuízos causados por falhas na rede elétrica. Alguém acredita?

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • É, o congresso faz leis e esquece regulamentá-las. Existem leis que aprovadas há trinta anos, ainda carecem de regulamentação. Por que a lei quando aprovada não vem já regulamentada?
    E os expertos, se aproveitam disto, e os cidadãos...(sem cidadania desde o descobrimento deste país), são desrespeitados e deserdados da cidadania, com a complacência até do judicíário..

    Adelino Coletto

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

5 dias ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

3 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

3 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

4 semanas ago