Categories: Uncategorized

Telefonica e o cabo submarino!

Não sei se a explicação é convincente, mas o presidente da Telefonica, Antonio Carlos Valente, disse ao site Tela Viva, especializado no assunto, que a empresa está “no limite” de sua capacidade de transmissão de dados. Esta seria a justificativa para as panes seguidas que levaram a Anatel a suspender a venda do Speedy. Na sexta-feira passada, Valente entregou à agência um plano de reestruturação da rede da Telefonica, orçado oficialmente em R$ 70 milhões, com prazo de 180 dias para colocar tudo em ordem. Mas a questão não é tão simples assim.

Segundo Valente, o cabo submarino que carrega os sinais da Telefonica não suporta mais aumento de tráfego. Cabos desse tipo são usados por todas as grandes operadoras para permitir acesso à internet e às redes telefônicas internacionais. São elementos fundamentais no processo. Se o cabo não está dando conta do tráfego, só há uma solução: instalar ou alugar outro cabo. O plano da Telefonica seria usar o cabo da Telecom Italia (TIM), na qual o grupo espanhol tem participação acionária. Mas isso exige aprovação da Anatel.

“Hoje, estamos chegando ao limite da eletrônica”, disse Valente ao Tela Viva, numa espécie de autocrítica. Valente reconhece que a empresa errou ao estimar o aumento de seu tráfego de voz e dados, o que acabou causando sobrecarga na demanda. Agora, quando o Speedy voltar a ser comercializado, a Telefonica pretende mudar sua estratégia de vendas: só irá vender a capacidade (em megabits) que realmente puder entregar, e não – como faz hoje a maioria das operadoras – anunciando números fantasiosos só para atrair assinantes. Além disso, a empresa promete ser mais rigorosa ao projetar o crescimento do tráfego.

Bem, antes tarde do que nunca. Tomara que Valente esteja mesmo falando sério. Só o tempo dirá.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Não acredito em nenhuma das palavras do presidente da telefônica trazidas na matéria. Tenho certeza de que, como todos os seus atendentes e subordinados, é da mesma forma um incompetente e mentiroso. O governo, errou e gravemente, ao deixar todos os Paulistas nas mãos de uma única empresa de telefonia, que por ter certeza de que não tem concorrentes não se esforça para atender e, bem, seus clientes. Deviam perder a concessão e serem condenados a nos devolver tudo o que receberam pela prestação de péssimos serviços durante esses anos.

  • Só um commentário. Entre projeto e implantação de um cabo desses, leva-se 3 anos. Se os caras não se planejaram...

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

6 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago